segunda-feira, 24 de maio de 2010

Consulta Pública da União Européia de Março de 2009 Define Novas Regras para a Utilização de Benzofenona-3 em Produtos Cosméticos

Os protetores solares proporcionam importante proteção da pele contra queimaduras e câncer das células. O amplo uso de benzofenona (BP-3 ou oxibenzona) e sua identificação no meio ambiente sugeriram uma necessidade de mais informações sobre a extensão da exposição humana (2).
A benzofenona-3 é comumente utilizada como fotoprotetor UV nas formulações de filtros solares (3) e em produtos de personal care com o objetivo de absorver e dissipar a radiação ultravioleta (2). Segundo um estudo realizado na Holanda, a BP-3 foi encontrada em 30% dos filtros solares no mercado (3). Também é usada como um estabilizador UV do revestimento das embalagens plásticas promovendo a proteção contra a fotodegradação de polímeros, sendo aprovada pela FDA como um aditivo alimentar indireto (2).

Benzofenona-3 em Produtos Cosméticos: Consulta Pública da União Europeia (1)

O uso de benzofenona-3 em produtos cosméticos na União Europeia é regulamentado em Cosmetics Directive, no Anexo VII, parte 1, em uma lista que define o que os filtros solares podem conter (“List of permitted UV filters which cosmetic products may contain”). Segundo esse documento: “Em produtos para uso cosmético, a concentração máxima da benzofenona-3 é de 10%”. Além disso, devido ao potencial fotoalergênico dessa substância, é obrigatório colocar no rótulo o seguinte aviso: “Contém oxibenzona”.

A mais nova consulta pública, publicada em Bruxelas, em março de 2008, traz novas regras e concentrações de uso de benzofenona:

A SCCP (European Commission´s Scientific Committee on Consumer Products) concluiu no documento SCCP/1201/08, dia 16 de dezembro de 2008, que: “o uso de benzofenona-3 como um fotoprotetor UV na concentração de até 6% nos filtros solares cosméticos e de até 0,5% em outros produtos cosméticos, com objetivo de proteger a formulação, não apresenta o risco para a saúde dos consumidores devido ao seu potencial alergênico e fotoalergênico.”

Essa consulta visa:

Reduzir a concentração máxima da benzofenona-3 em formulações de filtros solares de 10% para 6%;
Determinar o uso de benzofenona como um protetor dos produtos contra a radiação UV na concentração máxima de 0,5% em outros produtos cosméticos.
Benzofenona-3 como Agente Sensibilizante e Irritante: Comprovação Científica

Embora a incidência total de sensibilização e irritação associada à benzofenona-3 na população geral permanece um assunto não elucidado, alguns estudos têm reportado a incidência em certas circunstâncias (4).

Pesquisadores norte-americanos conduziram uma meta-análise com objetivo de determinar a segurança de benzofenona-3 em voluntários recrutados da população geral. Foram analisados os resultados de 64 estudos não publicados, realizados no período de 1992 e 2006, que avaliaram o potencial irritante e sensibilizante desse filtro solar utilizando os produtos contendo de 1-6% de benzofenona-3. Os resultados confirmaram que somente 0,26% das respostas cutâneas sugeriram a irritação ou a sensibilização. A alergia de contato foi observada em 0,07%. Esses dados indicam que os filtros solares contendo de 1-6% de benzofenona-3 não possuem potencial irritante ou sensibilizante significativo (4).
Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2008 Aug;24(4):211-7.

Um outro estudo, realizado na região mediterrânea, avaliou a prevalência das reações fotoalérgicas e respectivos agentes reportados na cidade de Atenas no período de 1992 e 2006. De acordo com resultados desse estudo, entre os agentes que causaram dermatite fotoalérgica de contato, o mais frequente foi a prometazina (25%), enquanto a benzofenona-3 e clorpromazina foram detectadas em 12,5% dos casos (5).
Int J Immunopathol Pharmacol. 2008 Jul-Sep;21(3):725-7.

Segundo vários relatos, a benzofenona-3 foi a mais frequente causa de fotoalergia. Outros tipos das reações de hipersensibilidade à benzofenona-3 foram: alergia de contato, urticária de fotocontato e urticária de contato. A severidade das reações clínicas pode depender, parcialmente, da extensão da pele exposta à benzofenona-3. Um estudo realizado pelos pesquisadores holandeses do Departamento de Dermatologia do Centro Médico Universitário de Groningen, Universidade de Groningen, reportou um caso de reação anafilática causada pela exposição a um filtro solar contendo benzofenona-3, sendo a alergia à BF-3 posteriormente confirmada através do teste Patch (3).
Contact Dermatitis. 2008 Oct;59(4):248-9.

Exposição Humana à Benzofenona-3

Sendo a benzofenona-3 um filtro solar amplamente utilizado, houve uma necessidade de avaliar a extensão da exposição humana na população norte-americana. Foram obtidos os seguintes resultados:
Estudos realizados em animais confirmaram que nessa população a benzofenona-3 apresenta efeitos no fígado, nos rins e nos órgãos reprodutivos, tendo também os efeitos no sistema endócrino;
Nos voluntários da população geral, a benzofenona-3 foi detectada em 96,8% de amostras da urina;
A concentração da BF-3 foi maior em mulheres do que em homens;
A concentração na população caucasiana foi em 6,8 e na população mexicana foi em 4 vezes maior que na população negra;
O estudo concluiu que há necessidade de avaliar a exposição da exposição à BF-3 no impacto da saúde pública (2).
Environ Health Perspect. 2008 Jul;116(7):A306.

Benzofenona-3 possui Atividade Estrogênica em Duas Espécies de Peixes

Alguns estudos indicaram a benzofenona-3 como um agente estrogênico potencial. Por isso, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Califórnia, Riverside, avaliaram a atividade estrogênica da BF-3 e efeitos na reprodução em duas espécies de peixes (truta e medaka japonesa). Os dados obtidos demonstraram que a exposição à benzofenona-3 altera o sistema endócrino e a reprodução dessas duas espécies de peixes (6).
Aquat Toxicol. 2008 Nov 21;90(3):182-7. Epub 2008 Sep 10.

Tendo conhecimento sobre as propriedades da benzofenona-3 que afetam tanto os seres humanos quanto o meio-ambiente, torna-se necessário utilizar menor concentrações desse ativo ou sua substituição por um outro fotoprotetor que terá propriedades semelhantes, porém não apresentará o mesmo perfil toxicológico.

Referências Bibliográficas

1.PUBLIC CONSULTATION UPDATED REGULATION OF UV-FILTERS CAMPHOR BENZALKONIUM METHOSULFATE AND BENZOPHENONE-3 IN ANNEX VII TO COSMETICS DIRECTIVE. Disponível em: http://ec.europa.eu/enterprise/cosmetics/doc/consultation_uv_filters_20090309.pdf. Acessado em 07/04/2009.

2.Tibbetts J. Shining a light on BP-3 exposure. Environ Health Perspect. 2008 Jul;116(7):A306.

3.Spijker GT, Schuttelaar ML, Barkema L, Velders A, Coenraads PJ. Anaphylaxis caused by topical application of a sunscreen containing benzophenone-3. Department of Dermatology, University Medical Centre Groningen, University of Groningen, 9700 RB Groningen, the Netherlands. Contact Dermatitis. 2008 Oct;59(4):248-9.

4.Agin PP, Ruble K, Hermansky SJ, McCarthy TJ. Rates of allergic sensitization and irritation to oxybenzone-containing sunscreen products: a quantitative meta-analysis of 64 exaggerated use studies. Schering-Plough HealthCare Products Inc., Memphis, TN 38151, USA. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2008 Aug;24(4):211-7.

5.Katsarou A, Makris M, Zarafonitis G, Lagogianni E, Gregoriou S, Kalogeromitros D. Photoallergic contact dermatitis: the 15-year experience of a tertiary reference center in a sunny Mediterranean city. Int J Immunopathol Pharmacol. 2008 Jul-Sep;21(3):725-7.

6.Coronado M, De Haro H, Deng X, Rempel MA, Lavado R, Schlenk D. Estrogenic activity and reproductive effects of the UV-filter oxybenzone (2-hydroxy-4-methoxyphenyl-methanone) in fish. nvironmental Toxicology Program, University of California, Riverside, Riverside, CA 92521, United States. Aquat Toxicol. 2008 Nov 21;90(3):182-7. Epub 2008 Sep 10.

texto do site:
http://www.cicosmetic.com/site_novo/descricao_toxocologia.php?id=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário