quinta-feira, 19 de março de 2009

A NOVA FAMÍLIA

É interessante perceber como a vida cumpre aquilo que Jung já dizia no início do século: “os seres humanos caminham pela vida rumo à individuação hora se aproximando do Self hora se afastando”.
Ele falava que caminhamos em círculos e que em alguns momentos, ao nos aproximarmos do self, estamos mais perto da “consciência” e quando nos afastamos, parecemos andar temporariamente nos reinos da noite escura da alma, sem rumo, sem clareza, nos sentindo sem saída.
Quando pensamos isso em termos de sociedade e humanidade, percebemos os mesmos movimentos. Há momentos em que, como sociedade, estamos mais lúcidos e em outros mais confusos, e ainda, às vezes, isso acontece em um país e, em outros, isso acontece no mundo todo como um fenômeno global.
Lendo um reportagem na revista Época, não pude deixar de fazer certas reflexões, pois a reportagem fala do retorno da mulher ao seio da família e do lar para cuidar dos filhos e, que isto, começa a não ser mais considerado atraso, retrocesso, etc. e mais, o homem está tendo uma participação ativa também neste domínio.
Percebo uma mudança de valores sociais ocorrendo, neste momento, no pensamento profundo da sociedade.
Experimentamos e sentimos as vantagens e as desvantagens das decisões tomadas no passado.
Por muito tempo a mulher viveu desvalorizada, submissa, muitas vezes até prisioneira de seus companheiros de caminhada, os homens. Resolveu, um belo dia retomar seu espaço no mundo.
Por ter passado muito tempo sem exercer sua identidade, não sabia o que fazer consigo mesma. Buscou inserir-se novamente no mundo mas só tinha como referência o modelo masculino de estar atuando socialmente, assim, queimou sutiãs em praça pública, usou calças compridas, usou gravata, cortou os cabelos, fumou, usou OB para esconder seu sangue, e trabalhou, deixou a casa, os filhos, contratou babás, transporte escolar, delegou o cuidado da casa e saiu para o mundo do trabalho; se realizou muito como ser e teve sucesso financeiro, mesmo sendo a remuneração do mundo feminino menor que a do mundo masculino. Agora, depois de toda esta experiência, a mulher começa a pensar o retorno para casa para cuidar dos filhos.
O que aconteceu neste tempo todo que fez a mulher repensar algumas decisões? E este retorno hoje faz a mulher assumir o mesmo papel passivo de antes? Longe disto!
A mulher lutou muito tempo para conciliar os seus papéis de mãe e profissional, depois veio a necessidade de conciliar a mulher a este mundo já demandado, mais tarde foi o chamado de dar mais atenção ao mundo pessoal, ao seu contato consigo mesma e mais ainda, pôr luz no seu espaço de contato com a espiritualidade.
Presa na vontade de dar conta de tudo isto de uma boa maneira, a mulher começou a viver os mesmos colapsos dos homens, as mesmas doenças, o mesmo stress.
Neste momento surge a necessidade de reavaliar atitudes, decisões, tarefas, disponibilidades, qualidade de vida para ela e para a sua família, e a percepção de que, talvez, não seja possível dar conta, sozinha, de todos estes lugares e é aí que surge a nova família.
Hoje é visível a necessidade de pai e mãe trabalharem no apoio às necessidades da casa e dos filhos.
A mulher retorna para casa mas começa a investir no trabalho de uma forma mais criativa. De dentro de seu lar ela cria novos mercados, novos trabalhos, com flexibilidade de horário, de tarefas e de idéias. Gerencia empresas, dá consultorias, cria respostas novas de trabalho de uma forma mais racional para a sua rotina familiar.
O pai, neste momento também trabalha mas começa a buscar mais qualidade de vida, mais contato com seus filhos, começa a dividir tarefas no lar, buscar filhos na escola, levar filhos ao médico, dividir cuidados, responsabilidades, saberes, amores com suas companheiras de caminhada.
Esta família mais equilibrada e amorosa inaugura uma nova fase nas relações entre homens e mulheres e entre pais e filhos.
Parece que estamos mais próximos do self neste momento social, que consigamos então fazer esta revolução necessária do amor na sociedade em que vivemos e aí, talvez, ou melhor, certamente, nosso arquétipos sociais irão mudar do ter para o ser.
Margareth Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário